Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Controle de Pragas
FOTO: Proibido Pragas
   
FOTO: BARATA

 


As baratas são os insetos mais presentes em nosso dia-a-dia. Há cerca de quatro mil espécies. Surpreendentemente, menos de 1% delas buscam o convívio com o homem. São as domésticas ou caseiras e as baratas de esgoto (conhecidas popularmente por francesinhas) que se espalham facilmente pelas casas, circulando com agilidade pelas estruturas, em busca de abrigo e alimento. Acredite, elas podem viver de seis meses a três anos.

CURIOSIDADE
:
Essas pragas, consideradas repugnantes, asquerosas e nojentas, são tão resistentes que até sobrevivem a ataques nucleares. A quantidade de radiação que as baratas suportam é equivalente a de uma explosão termonuclear.

RISCO À SAÚDE:
Elas podem provocar intoxicação alimentar, diarréia, infecções (inclusive respiratórias), contaminação por salmonela e outras doenças.

XÔ, BARATA!
- Mantenha os alimentos guardados em recipientes fechados.
- Conserve armários e despensas lacrados e sem resíduos de alimentos.
- Verifique, periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes em busca de pistas que revelem a presença dessas inoportunas.
- Embale restos de alimentos em sacos de lixo adequados.
- Não amontoe caixas de papelão, jornais e lixo em casa.
- Tampe os ralos não sifonados (aqueles que não têm um sistema de canos em forma de 'S', que impedem a passagem de mau cheiro).
- Coloque borrachas de vedação na parte externa inferior das portas.
- Não deixe que se formem buracos nas paredes, inclusive entre os revestimentos de concretos e pisos.
- Limpe periodicamente a parte de trás de quadros e painéis.
- Evite comer na mesa de trabalho, mas, se for preciso, proteja os teclados dos computadores, para que não acumulem restos de comida.
- Mantenha bem limpos e desengordurados os móveis e eletrodomésticos da cozinha.